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Como manter o bom humor: Dicas para ter mais bem estar!

Como manter o bom humor: Dicas para ter mais bem estar!

É comum pessoas com hábitos de vida não saudáveis estarem de mau humor, pois o estilo de vida influencia no humor. Mas afinal haveria uma explicação científica para isso? Sim! Ter um estilo de vida saudável pode contribuir para estar sempre de bom humor. Um projeto chamado Food and Mood desenvolvido na Inglaterra avaliou o impacto das mudanças alimentares no humor. O estudo contou com 200 pessoas que foram orientadas a seguir uma alimentação saudável. Observou-se que 26% tiveram melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade.  Isso acontece por que o padrão alimentar e os exercícios físicos geram prazer e bem estar por contribuírem para a produção de neurotransmissores.

A prática regular de atividade física pode ser um ótimo aliado para o bom humor, pois está associada com menores níveis de estresse, ansiedade e depressão. O exercício proporciona melhora da autoestima e aumento nos níveis de endorfina e serotonina, dois neurotransmissores envolvidos na sensação de prazer e bem-estar.  A alimentação também pode aumentar o bem estar, quem nunca sentiu ou buscou maior sensação de bem estar após comer algum alimento? Essa sensação ocorre principalmente devido a presença de triptofano. O triptofano é um aminoácido importante para a produção de serotonina, neurotransmissor que modula o humor. Este pode ser encontrado em alimentos produzidos com ou nos próprios alimentos fonte como leite e derivados, peixe, castanhas e cereais integrais.

              Você sabia que a saúde intestinal também é importante para o bom humor?

Ter uma alimentação saudável é fundamental para garantir um intestino saudável. Os alimentos que são ingeridos determinam os tipos de bactérias predominantes que habitam o intestino. Os probióticos como os Lactobaccillus e Bifidobactérias, são os principais tipos de bactérias benéficas do intestino. Estes podem ser consumidos em forma de suplementação ou através de alimentos como iogurtes e leites fermentados. No entanto, além de probióticos, um intestino saudável precisa também dos chamados prebióticos que são encontrados em uma dieta saudável com alimentos como cereais, verduras e legumes. Estes servem como combustível para os probióticos. No intestino, ocorre a transformação do triptofano em serotonina, principal neurotransmissor relacionado ao bem estar.

 

              Confira algumas dicas para ter mais bem estar:

ü  Tenha uma alimentação saudável para garantir um intestino saudável: Consuma frutas, vegetais, leite e derivados, peixes, castanhas e cereais integrais diariamente.

ü  Pratique atividade física: 30 minutos de exercícios pelo menos 5 dias por semana

Referências bibliográficas:

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