dicas

Importância do seu squeeze para os treinos

Importância do seu squeeze para os treinos

Um ótimo aliado para garantir hidratação antes, durante e depois à atividade física!

 

Manter o corpo hidratado é importante para saúde, uma vez que a água compõe cerca de 60 a 70% do peso do corpo. A água é o principal componente do sangue, saliva e urina, além de ser necessária para a digestão e absorção de alimentos. Quando realizamos atividade física, a preocupação com a hidratação deve ser maior, já que a perda de água pelo suor é intensificada. A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte aponta que uma perda de água equivalente a 1-2% do peso já compromete o rendimento na atividade física. Portanto, o consumo regular de água irá garantir um bom rendimento no esporte e quem pode te ajudar nesta regularidade são os squeezes.

Quanto devemos ingerir?

Um adulto com peso médio de 70 kg deve consumir 2,5 litros, ou seja, 35 ml por quilo de peso corporal para repor as perdas Essa quantidade pode variar de acordo com o tempo, a intensidade, o local da atividade física e até o tipo de roupa usada durante a prática esportiva.

O consumo adequado de água irá prevenir formação de pedras nos rins e a desidratação. A desidratação gera sintomas como sede, tontura, pele seca, urina de cor escura, câimbras, cansaço durante o exercício que pode até impossibilitar a continuidade da atividade física. Quanto mais à ingestão de líquidos se aproximar das perdas, menores serão os efeitos da desidratação, por isso é tão importante levar sempre seu squeeze com você.

 

Use o Squeeze como seu aliado:

·         Antes da atividade física: 2 horas antes beba 250 a 500 ml (½ a 1 squeeze) de água para garantir que seu corpo inicie o exercício hidratado.

·         Durante a atividade: Beba a cada 15-20 minutos cerca de 150 a 200 ml de água. A quantidade modifica com as necessidades individuais; tipo de exercício; clima e suor. Mas uma quantidade razoável seria entre 500 ml a 2 litros (entre ½ e 4 squeezes) por hora.

o   Bebidas esportivas: Atividades com mais de uma hora de duração ou muito intensas além da hidratação, necessitam de reposição de eletrólitos e energia. Uma estratégia é o uso de bebidas esportivas, as chamadas bebidas hidroeletrolíticas. Procure um nutricionista para orientar a quantidade adequada de acordo com as suas necessidades.

·         Após a atividade física: continuar ingerindo líquidos para manter a reposição de água diária. Beba de ½ a 1 squeeze no caminho de volta do treino.

 

 

 

Referências  consultadas:

COZZOLINO, S. M. F.; COMINETTI, C. (Org). Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição: Nas Diferentes Fases da Vida, Na Saúde e Na Doença. 1. ed. Barueri: Manole, 2013.

HAUSEN, M. R.; CORDEIRO, R. G.; GUTIERREZ, A. P. M. Aspectos relevantes sobe a hidratação no esporte e atividade física. Revista HUPE, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, p. 47-58, 2013.

BRASIL. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos ara saúde. São Paulo, SP, 2009.

PACHALY, M. A.; BAENA, C. P.; CARVALHO, M. Tratamento da nefrolítiase: onde está a evidência dos ensaios clínicos? Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 99-106, 2016.

PHILIPPI, S.T; AQUINO, R.C. (Org.). Dietética: Princípios para o planejamento de uma alimentação saudável. 1. ed. Barueri: Manole; 2015.

 

 

 

videos