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Mexa-se!

Mexa-se!

Praticar atividade física vai além da academia!

A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos, que requer gasto de energia. Ela é um componente fundamental de uma vida saudável, com diversos benefícios comprovados como: redução do risco de doenças do coração, diabetes, colabora com o controle do peso e até melhora o sono.

Seja pelo modo único com que cada uma trabalha o corpo, modalidades novas tem conquistado cada vez mais destaque entre os praticantes de atividade física. Elas são uma nova opção para quem está cansado do levantamento de peso e das esteiras da academia. Conheça algumas delas!

Pilates: é uma técnica dinâmica que visa trabalhar força, alongamento e flexibilidade, tendo o abdômen como centro de força, o qual trabalha constantemente em todos os exercícios da técnica. Ele desenvolve o equilíbrio, a consciência corporal, a postura e o fortalecimento dos músculos. Tudo isso sem exigir levantamento de peso e séries de repetições, pois é utilizado o peso do próprio corpo e o tempo de cada exercício é determinado pela respiração de cada um, respeitando a individualidade do praticante.

Spinning: é uma aula indoor de ciclismo e é classificado como uma atividade física aeróbica de alta intensidade. É muito procurada pela sua eficiência na queima da gordura corporal (uma sessão pode eliminar de 500 a 700 kcal), melhora do condicionamento físico e fortalecimento das pernas. A aula costuma intercalar ritmos e intensidades diferentes para trabalhar a resistência dos praticantes.

Crossfit: é um programa de treinamento de força e condicionamento físico. O treino é baseado em movimentos funcionais, constantemente variados e executados em alta intensidade. O crossfit trabalha a resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Ballet Fitness: é uma modalidade que combina os movimentos do ballet clássico com exercícios fitness. Trabalha integralmente o corpo, melhorando a postura, a coordenação motora e a flexibilidade. As aulas costumam ser diferentes a cada dia e isso auxilia a fugir da mesmice e monotonia, motivo pelo qual muitas pessoas desistem da rotina de exercícios.

Muay Thai: é uma arte marcial de origem tailandesa que utiliza todos os membros do corpo como armas de combate e defesa. O treino baseado nos movimentos da luta melhora o condicionamento físico e trabalha intensamente as pernas e os braços.

Independentemente da modalidade escolhida, o importante é se mexer! Busque a atividade física que mais se adapte ao seu estilo de vida e a sua rotina, assim as chances de adesão são maiores.  E lembre-se de procurar orientação de um profissional.  

 

Associar a prática de exercícios com alimentação saudável é importante para conquistar mais disposição e melhorar o rendimento. Confira na próxima semana algumas receitas que podem te ajudar a levar uma vida mais saudável!

 

Referências:

ARAUJO, D.S.M.S.; ARAUJO,C.G.S. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Rev Bras Med Esporte, Niterói ,  v. 6, n. 5, p. 194-203, 2000 .

ARAÚJO, L. M. et al. Diminuição da dor em mulheres com dismenorreia primária, tratadas pelo método Pilates.  Rev Dor,

 v. 13, n. 2, p. 119-23, 2012.

FRANCIS, P. R., A. S. WITUCKI, and M. J. BUONO. Physiological response to a typical studio cycling session. ACSM Health Fitness v. 3, p 30–36, 1999.

Crossfit. Disponível em: http://www.crossfit.com/ Acesso em 14 de dezembro de 2015.

Bodytec- Conheça o Ballet Fitness. Disponível em: http://www.bodytech.com.br/Blog/14-08-27/performance/conheca-o-ballet-fitness Acesso em janeiro de 2016.

Confederação Brasileira de Muay Thai. Disponível em: http://www.cbmuaythai.com.br/cf/extra.asp?id=1 Acesso em janeiro de 2016. 

 

Créditos Imagem: Fotógrafo: Nir Ainbinder https://www.flickr.com/photos/ibeenthere/5016431106/

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