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Mindful eating: você já ouviu falar?

Mindful eating: você já ouviu falar?

Mindful eating pode ser traduzido para o português como “comer com atenção plena” e é uma abordagem sobre alimentação consciente. A alimentação é uma prática complexa que vai muito além de fornecer nutrientes e calorias. As pessoas comem por diversas razões que não são necessidades biológicas. Comer envolve aspectos emocionais, econômicos, culturais e sociais.

Hoje, diversas situações ambientais e emocionais levam as pessoas a comer em excesso e sem se dar conta, o “comer inconsciente”. Essa prática está ligada ao exagero, estresse e aumento da ansiedade; que podem estar relacionadas ao ganho de peso e desenvolvimento de doenças como diabetes.

Será que você se lembra do que comeu na sua última refeição? Consegue descrever o sabor, aromas e texturas dessa refeição? Se não está fácil lembrar dos detalhes dessa escolha, os princípios de Mindfulness e dentro dele o Mindful eating podem ser efetivos para auxiliar a comer de forma consciente, conquistar o equilíbrio e criar uma nova relação com a comida.

As estratégias utilizadas no Mindful eating  auxiliam a compreender as verdadeiras necessidades relacionadas a alimentação e a identificar e seguir os sinais internos de fome e saciedade para determinar o que, quanto e quando comer.

São técnicas que exigem treinamento, auto percepção e paciência. É uma abordagem que tem sido utilizada com sucesso em tratamentos para compulsão alimentar e obesidade, e tem mostrado resultados mais duradouros que orientações tradicionais. Isso porque o Mindful eating busca estabelecer uma nova relação com a comida, pautada na sintonia entre mente e corpo para mudar o comportamento alimentar.

E como começar a praticar?

·         Respire algumas vezes e se concentre antes de começar a comer;

·         Aprecie o aspecto do alimento que vai comer;

·         Sinta o cheio do alimento;

·         Saboreie o que está comendo;

·         Dê uma pausa no meio da refeição e tente perceber o quanto mais de comida precisará para se sentir saciado.

Usando todos esses sentidos no momento da sua refeição irá torná-la gratificante para o corpo e mente!

 

 

 

 

Referências consultadas:

ALVARENGA, M. et al. Nutrição Comportamental. Barueri: Manole, 2015.

GENTA- Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade. Mindful eating. Disponível em: http://gentabrasil.blogspot.com.br/2012/08/mindful-eating-comer-consciente.html Acesso em março de 2016.

MASON, A. E et al. Effects of a mindfulness-based intervention on mindful eating, sweets consumption, and fasting glucose levels in obese adults: data from the SHINE randomized controlled trial. Journal of Behavioral Medicine, v. 39, n. 2, p. 201-213, 2015.

Mestre, Z.L . et al. Effects of Anxiety on Caloric Intake and Satiety-Related Brain Activation in Women and Men. Psychosom Med. , 2016.

O´REILLY, G. A. et al. Mindfulness-Based Interventions for Obesity-Related Eating Behaviors: A Literature Review. Obesity Reviews, Malden, v. 15, n. 6, p. 453-461, 2014.

THE CENTER FOR MINDFUL EATING. Why Mindful Eating? Disponível em: http://thecenterformindfuleating.org/Resources/Documents/TCME_2014_introbrochure.pdf Acesso em março de 2016.

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