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O poder do sono!

O poder do sono!

Uma rotina diária com acúmulo de atividades te faz trocar algumas horas de sono por mais tempo para terminar as tarefas? Atenção! Ter uma noite de sono com qualidade e tempo necessário é tão importante quanto a prática de atividade física e cuidados com a alimentação.

            Dormir é importante para descanso e equilíbrio do corpo. É nesse momento do dia que ocorre a formação e consolidação da memória no cérebro, o processo de aprendizagem, a restauração da energia, disposição e concentração. Durante o sono também ocorre fortalecimento do sistema imunológico, a regulação da respiração e da temperatura corporal. Além disso, a regulação de hormônios relacionados ao estresse ocorre durante o repouso noturno.

Pessoas que dormem menos que o necessário se sentem mais cansadas, tem problemas de memória, dificuldade de atenção a podem até comprometer o humor. Tendem a sofrer mais com estresse, irritabilidade e alterações psicológicas, como a depressão e ansiedade. Nesse contexto, dormir é essencial para o bom funcionamento do corpo, em essencial para as atividades ligadas ao cérebro.

O impacto de dormir menos de sete horas por noite para a saúde pode estar associado a prejuízos ao sistema imunológico, falta de energia, dores de cabeça, alterações no metabolismo, como diminuição de massa muscular e ganho de peso. O risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, doença cardíaca também pode aumentar.  

Confira algumas dicas para ter uma boa noite de sono:

- Mantenha horários regulares para dormir;

- Pratique regularmente exercícios físicos;

- Não leve trabalho para cama e evite pensar em problemas na hora de dormir;

- Evite beber álcool em grandes quantidades e beber café próximo ao horário de dormir.

Por isso, programe-se para dormir. Boa noite!

 

Referências consultadas:

HIROTSUN, C.; TUFIK, S.; ANDERSEN, M. L. Interactions between sleep, stress, and metabolism: from physiological to pathological conditions. Sleep Science, v.8, n.1, p.43-152, 2015.

MÜLLER, M. R.; GUIMARÃES, S. S. Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estudos de Psicologia, Campinas, v.24, n.4, p.519-528, 2007.

ZANUTO, E. A. C. et al. Distúrbios do sono em adultos de uma cidade do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de  Epidemiologia, São Paulo, v.18, n.1, p.42-53, 2015.

ZIMBERG, I. Z. et. al. Short sleep duration and obesity: mechanisms and future perspectives. Cell Biochemistry and Function, v.30, n.6, p.524-529, 2012.

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