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Otimize seu dia a dia de trabalho

Otimize seu dia a dia de trabalho

Você já teve a sensação de estar fisicamente presente no trabalho, mas mental e emocionalmente ausente? Este fenômeno é chamado de presenteísmo e afeta diretamente a produtividade no dia a dia. Está relacionado a fatores pessoais e de sentir-se com muito trabalho, inseguro ou ao esforço em trabalhar mesmo doente. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que quase 40% das empresas apresentam este problema. Melhorar a produtividade é importante para que as tarefas não se acumulem e garantir bem estar, evitando estresse e cansaço.

 

Veja como tornar seu dia a dia no trabalho mais leve e produtivo:

ü  Faça uma lista das suas atividades: Sempre há muita coisa ao mesmo tempo para resolver.  Estabeleça prioridades e considere a data de entrega e o nível de importância. Programa-se com antecedência, entregar as tarefas no prazo é essencial para evitar estresse.

ü  Faça pequenos intervalos: Ninguém consegue trabalhar direto durante horas, o cérebro precisa de um pequeno descanso a cada 90 minutos de trabalho. Programe pequenas pausas para mudar de posição, tomar um café ou qualquer atividade pequena que não tome mais que 5 minutos do seu tempo para relaxar e render mais. Insistir em trabalhar sobre pressão é um uso ineficiente do tempo, pois você pode perder a concentração.

ü  Cuidado com as distrações: Internet e celular fazem parte da rotina agitada e podem ser utilizados no trabalho para facilitar o dia a dia. Porém, quando usados em excesso podem atrapalhar o rendimento, por isso limite o tempo de uso do celular e sites não relacionados ao trabalho. Caso você queira ver algo, como uma notícia, mais detalhadamente, anote e deixe para ler com calma em outro momento.

ü  Alimente-se adequadamente: Lembre-se de incluir frutas e vegetais diariamente no cardápio, além de reduzir o consumo de alimentos gordurosos e doces. Ter uma alimentação saudável gera mais disposição, bem estar e protege contra diversas doenças.

ü  Pratique atividade física: A atividade física libera substâncias relacionadas ao prazer e alivio do estresse. Exercitar-se favorece o bom humor, condicionamento físico e uma melhor qualidade de vida.

ü  Cuide do seu emocional: Permanecer trabalhando com níveis elevados de estresse pode diminuir sua capacidade de concentração e atenção. Entenda como as suas emoções têm influência no seu trabalho, cultive sentimentos e emoções que te fazem sentir bem.

 

 

 

Referências consultadas:

AQUINO, A. S.; FERNANDES, A. C. P. Qualidade de vida no trabalho. Revista do Instituto de ciências da saúde, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 53-58, 2013.

CHERCHIARI, S. et al. Abordagem biopsicossocial e organizacional: analisando os aspectos de qualidade de vida no trabalho. Global Manager, Caxias do Sul, v. 11, n. 2, p. 1-15, 2011.

CLEGG, B. Administração do tempo: Método Prático. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. 216 p.

CENTER OF LAW AND SOCIAL POLICY. Presenteeism and Paid Sick Days. Washington, 2005.

VENDERSON, A. B. S. et al. O recurso mais importante para as organizações são mesmo as pessoas?: Uma análise sobre a produção científica sobre qualidade de vida no trabalho (QVT). Revista de administração da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 139-156, 2013.

PASCHOALIN, H. C. et al. Adaptação transcultural e validação para o português brasileiro do Stanford Presenteeism Scale para avaliação do presenteísmo. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto v. 21, n. 1, p. 1-8, 2013.

PILETTE P.C. Presenteeism in nursing: a clear and present danger to productivity. Journal of Nursing Administration, v. 35, n. 6, p. 300-303, 2005. 

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