dicas

Pensamento positivo e a saúde

Pensamento positivo e a saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a definição de saúde é “o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade”. Tal conceito considera uma visão holística do ser humano e traz à tona a qualidade de vida como importante componente da saúde.

                No campo do bem estar mental sabe-se que existem vários determinantes envolvidos, como comportamento, ambiente e convívio social. Todos eles são importantes para uma mente saudável. Mas, outra relação que desperta curiosidade e levanta hipóteses é a influência da saúde emocional na saúde física.

Quem nunca ouviu falar que pessoas “alto astrais” são mais felizes, bem sucedidas e até menos adoecem menos que indivíduos pessimistas?  Ou que alguém conseguiu se curar de alguma doença “com a força da mente”?

Muitas filosofias propagam essa ideia e há até um ditado popular que diz “mente sã, corpo são”. Será que esse ditado possui algum embasamento científico? Parece que há uma possibilidade desse pensamento ter algum fundamento.

Um estudo publicado em 2015 se propôs a analisar se o pensamento positivo traria algum benefício-  como maior sensação de bem-estar, nos pacientes em tratamento para doenças do coração.  E, o resultado demostrou melhora na qualidade de vida dos pacientes que pensaram positivo durante o tratamento em relação aos demais.

                Outro estudo, publicado em 2016, avaliou se o estresse psicológico crônico seria capaz de super estimular a produção de cortisol (hormônio ligado ao stress), causando doenças. Os resultados mostraram que não houve alteração nos níveis hormonais em pessoas em estresse crônico, portanto não haveria risco de desenvolver doenças crônicas através de mecanismos biológicos. Porém houve outro resultado interessante.

                Pessoas em situação de intenso estresse psicológico se mostraram mais suscetíveis a tomar decisões que colocariam sua saúde em situações de risco. Portanto, houve uma evidência de que a forma de pensamento pode interferir no seu comportamento, e, consequentemente influenciar a saúde de alguma forma.

Algumas atitudes, como praticar meditação, têm se mostrado benéficas e eficazes para reduzir o estresse psicológico, e, quem sabe melhorar o comportamento e maneira de pensar. Vale a pena investir nesse tipo de prática e/ou em outras que possam ajudar a combater pensamentos inadequados.

A relação entre corpo e mente é um campo de estudo que têm atraído a comunidade científica, mas mais estudos são necessários para estabelecer ao certo qual o papel da mente nisso tudo. Entretanto, é inegável a sensação de bem-estar ao conviver e ser uma pessoa positiva. E, se para o corpo é difícil estabelecer uma relação óbvia, no campo no convívio social e emocional com certeza é possível sentir essa os efeitos da positividade de forma mais direta!

Referências Consultadas:

CECCATO,S.; KUDIELKA, B.M.;  SCHWIEREN CIncreased Risk Taking in Relation to Chronic Stress in Adults. Psychol. v.6, 2016.

GHODSBIN, F. et al. The effect of positive thinking training on the level of spiritual well-being among the patients with coronary artery diseases referred to Imam Reza specialty and subspecialty clinic in Shiraz, Iran: A randomized controlled clinical trial. ARYA Atheroscler., v. 11, n.6, p. 341-348, 2015.

GOYAL M. et al. Meditation programs for psychological stress and well-being: a systematic review and meta-analysis. JAMA Intern Med., v. 174, n. 3, p. 357-68, 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da organização Mundial da Saúde, 1946. 

 

videos