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Treine seu cérebro para ir mais longe (atividade física)

Treine seu cérebro para ir mais longe (atividade física)

Que fazer atividade física faz bem para a saúde todo mundo já sabe, ainda assim 46,0% dos Brasileiros são sedentários. Os benefícios são diversos, desde saúde do coração até estéticos, ajudando a conquistar o corpo desejado. No entanto, já imaginou se a atividade física pudesse potencializar sua mente? Estudos que compararam indivíduos sedentários e não sedentários mostram que isso é possível. A prática de exercícios físicos estimula o desenvolvimento de novos neurônios e substâncias ligadas ao prazer. Isso melhora a memória e capacidade de raciocínio, além de auxiliar na prevenção de depressão, demência, ansiedade e alterações do humor. Contudo, a mente de iniciantes prega alguns truques que dificultam a adesão, por isso, muitas pessoas não se sentem estimuladas ou não conseguem encontrar uma atividade física que considerem prazerosas. Isso acontece devido os efeitos benéficos só serem percebidos quando já se está adaptado à atividade. Para garantir esses efeitos, a motivação é fator chave.

Quando pensamos em motivação, podemos dividi-la em dois tipos: motivação interior que está ligada a motivos próprios para a busca em se exercitar como o bem estar, interesse e objetivos. E motivação externa que ocorre quando a atividade realizada está ligada com algum objetivo que não esteja junto com a atividade como, por exemplo, encontrar com amigos, acessibilidade e ambiente. Um estudo publicado na revista Estudos de psicologia em 2011 avaliou praticantes de atividade física quanto quais seriam suas motivações para seguir com a prática de atividade física. Os resultados encontram dimensões como “controle do estresse”, “saúde”, “sociabilidade”, ”competitividade”, “estética’ e “prazer” como motivos importantes para prática de atividade física.

Além da motivação, algumas práticas como a alimentação e hidratação são importantes para garantir que o cérebro desempenhe suas atividades.

Confira algumas dicas para treinar seu cérebro para garantir mais resultados:

 

ü  GARANTA ENERGIA: Alimente-se adequadamente! Os carboidratos são a principal fonte de energia para o cérebro. O baixo consumo de carboidratos pode levar a produção de substâncias tóxicas ao cérebro que podem impedir a realização do exercício. Antes da atividade consuma alimentos ricos em carboidrato como frutas, cereais e pães.

ü  HIDRATE-SE: A água é fundamental para o funcionamento de todo o corpo. Sua falta pode gerar desidratação, enviando sinais ao cérebro que podem impedir a conclusão da atividade. Beba água antes, durante e após a atividade física.

ü  CONCENTRE-SE E MANTENHA O FOCO: Ter em vista seus objetivos é importante para garantir a motivação inicial até começar a sentir os efeitos benéficos do exercício. Realize a atividade física sempre focado.

 

Referência bibliográficas

WERNECK, F. Z.  et al. Efeito agudo do tipo e da intensidade do exercício sobre os estados de humor. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas, v. 15, n. 4, p.211-217, 2010.

GUALANO, B., TINUCCI, T. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.25, p.37-43, 2011.

SACH, S., SHALOM, E. The Influence of Acute Physical Activity on Working Memory. Perceptual and motors skills, v. 122, n. 2, p. 365-374, 2016.

BALBINOTTI, M. A. A. Motivação à prática regular de atividade física: um estudo exploratório. Estudos de psicologia, v. 16, n. 1, p. 99-106, 2011. 

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